quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Psytrance

E ai galera do bem que acompanha nosso blog!

Peço desculpas pela minha ausência, realmente não estava sobrando tempo para dar continuidade as postagens, mas ainda bem que esse blog possui autores competentes que estão salvando a vida dele. E de início quero parabenizar os autores que estão realizando um trabalho excelente e agradecer ao Thiago por (como disse o Felipe) tirar o Ficou Joia do chão divulgando-o na Rádio Encantado.

Agora então o meu post (até q em fim ele vai para de enrola) .

Nos últimos anos a música eletrônica tem se tornado uma febre entre os jovens. Músicas sem letras, batidas intensas, ritmos acelerados, uma verdadeira revolução, que vem acompanhada da globalização, ou seja, a facilidade e rapidez nas trocas de informações, nas quais estão se difundindo por todo mundo e transformando principalmente os jovens. Essa faixa etária é a mais atingida, pois são eles que fazem o uso frequentemente dos novos meios de comunicação(internet, entre outros), são o alvo principal das grandes multinacionais responsáveis pela fabricação e controle dos bens e serviços de tecnologia.

Esse novo estilo de música, mais conhecido como psytrance, está ganhando cada vez mais força, principalmente porque é através do uso da tecnologia e da web que ele é formado e divulgado. Não são todas as festas que tocam esse tipo de música, pois ainda não é bem visto pela sociedade, forçando os amantes do psy a formarem festas específicas para curtir o que gostam, são as famosas raves. Existem ainda muitas críticas, pois é uma música que não possui letra, e por isso é vista como sem sentido algum. De certa forma até pode ser, pois pessoas que estão acostumadas com outros estilos de músicas ao se depararem com esse normalmente acham estranho, como é q pode fazer sentido uma música q não diz nada? Mas essa essa ausência da letra significa q o trance é uma língua única e universal, não fala de amores armagurados, músicas carregadas de tristezas, não expressa sonhos nem aspirações profundas, é uma música que soa e propaga o presente, no qual está livre de aflições, egoísmo e posse.

Para quem critica o psytrance por causa das drogas está errado, pois não é o estilo de música que vai determinar o uso ou não de drogas, e sim a formação e a educação que a pessoa teve quando era menor. Eu sou totalmente contra o uso de drogas, pois sei que isso não leva a nada. Portanto, escutar psy não significa usar drogas, e sim ter uma atração diferente por música, que a cada dia está buscando seu espaço em meio a sociedade.

Bom, para finalizar então, um vídeo mostrando que o psy não precisa ser entendido para ser desfrutado, basta curtir a música, pois ele diz tudo, sem falar absolutamente nada. :)


4 comentários:

  1. primeiro parabenizo o Jr. pelo post e pelo belo vídeo. Garotão fritando desde cedo! eahaeuheauhea

    Segundo, gostaria de continuar a filosofia relacionada às drogas. Realmente, esse tipo de música é muito relacionado a isso. Falar em Rave então para alguns é a mesma coisa que dizer o lugar em que tu vais pra se drogar, e não curtir uma música que te agrade.
    Na verdade essa vontade de criticar e julgar sem ter conhecimento algum sobre o que se fala é algo muitíssimo comum e antiga em nossa sociedade. Como na idade média (me corrijam se eu estiver falando bobagem mas eu não sou nada esperto quando o assunto é história) quando cientistas eram considerados loucos e punidos devido à suas idéias, e só hoje, depois de centenas de anos, é que reconhecemos o quanto foram e são úteis a nós. Da mesma forma como alguns anos atrás, nas décadas de 80 e 90, época que eu, particularmente, considero a melhor época do rock em roll mundial, os simpatizantes ao estilo eram altamente criticados e julgados pelo modo como se vestiam ou pelo que ouviam. É obvio que naquela época o consumo de drogas também era muitíssimo alto. Mas só usa drogas quem quer. Drogas não levam a nada, não te dão nada, e só te tiram o que tu tens de melhor: a vida.
    Não é por eu ouvir psy trance, por ouvir o mais puro rock em roll, ou um bom reggae, e ter uma tatoo nas costas, que eu sou um drogado e marginal. Pessoas comuns, que ainda tem em seu pensamento um estilo mais conservador não toleram esse tipo de atitude.
    À eles deixo meus sentimentos, assim como deixo meus sentimentos à todos aqueles que usam drogas só porque o artista preferido, ou algum conhecido usou também.

    ResponderExcluir
  2. belas palavras, e ambos os lados.
    talvez por isso, não acho necessário me estender em um longo comentário.
    apenas uma objeção: por que motivo a repulsa repentina por drogas? haushaus...

    ResponderExcluir
  3. Fujão para as masmorras seus ateus!


    Beleza gostarem de psy, mas assim como o reggae para o rastafari, a psy é das dorgasManowRIARIA...



    Mas com o tempo, com tantas pessoas como nós que curtimos o som e não usamos as dorgasManoWRIARIA..., a tendência é isso ser esquecido, e finalmente quando te convidarem para uma rave tu vai deixa de associar a seguinte imaginação: Cachoeira+Psy(será? xD)+dorgasManoWRIARIA... que deixam o cara bebu.


    Psy, das dorgasManoWRIARIA... que deixam o cara bebu. veio, e por elas.

    ResponderExcluir
  4. Muita gente tem usado as RAVE como um local de fuga para o uso de drogas sem saber que na realidade a RAVE seria uma local para a reunião de amigas para curtir e celebrar a vida...
    Vejo muiita merda por ai como essa porra de rebolation"psy na cabeça e rebolation no pé" e lhes afirmo voce nunca conseguira trancender estando drogado ou se concentrando em um passinho de dança.

    ResponderExcluir