sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Construindo uma Guitarra, Parte [2]

No último post, eu enrolei, enrolei, e não disse nada. Pois bem, vamos às explicações.
Primeiramente, a escolha do projeto é sem dúvidas a peça principal na construção de uma guitarra. É a partir dele que tudo vai se desenrolar.
Cada guita possui uma característica específica. O que mais chama a atenção é o formato e o tipo do corpo. Existem os violões, que são de corpo oco, as guitarras semi-acústicas, as quais possuem um corpo metade oco e metade sólido.

São um híbrido de guitarra e violão. O Som dessas guitarras é um som muito limpo, claro, sendo muito utilizadas por músicos de Jazz e Blues. Mas há também muitas bandas de rock que usam esse tipo de guitarra. Se não estou falando besteira, o guitarrista do agora extinto Oasis usou algumas dessas guitarras. E por fim, a tradicional guitarra de corpo sólido, mas que leigos pensam ser de corpo oco, como o violão, porém mais fina:

As guitarras de corpo sólido, nada mais são do que dois blocos de madeira esculpidos. Um bloco é o braço da guitarra e o outro o corpo. Há algumas guitarras que são feitas de um bloco inteiro de madeira. Porém são casos à parte, uma vez que é muito dificil de se conseguir um bloco de tamanho suficiente, e o processo de construção da guitarra é muito mais trabalhoso, pois nesse tipo de guitarra erros não podem acontecer.


O modelo de guitarra que eu projetei foi uma mistura de uma Stratocaster, com controles da Telecaster, e captação Humbucker, típica dos modelos Les Paul. Ficou +/- assim:

Na concepção de um projeto, há muitos pontos a serem observados. Primeiro, deve haver total precisão no comprimento da escala (parte entre a ponte da guitarra (onde são presas as cordas no corpo) e o nut (parte superior do braço onde se apoiam as cordas)). Isso porque se a medida não for precisa, a guitarra simplesmente não irá afinar. Além disso, a distância entre as casas da escala (ferrinhos para marcação das notas) sofre total influência do tamanho escolhido para a escala. Para o meu projeto, escolhi a medida de 25,5 " (648 mm). Ah, o tamanho da escala também influência da 'pegada do braço'. Escalas como a que eu escolhi costumam deixar o som mais estalado, com o som das cordas bem definido, devido a tensão nas cordas ser um pouco maior. Escalas menores, com as que a Gibson usa, de +/- 24,75 " (628 mm), deixam o som mais encorpado, e ao mesmo tempo são um pouco mais leves de se tocar.

Outro fator são os tamanhos das cavidades dos captadores, potenciômetros e toda a parte elétrica. Por ser de corpo sólido, a guitarra deve ser esculpida, para que as partes sejam então colocadas posteriormente. Pro mesmo vale o encaixe do braço, que deve ser perfeito e estar muito bem alinhado com a ponte, para evitar que as cordas passem fora do braço depois de colocadas.

Há muitos sites na internet com projetos de guitarras. Grande parte dos projetos vem em formato CAD. Porém eu não utilizei nenhum desses projetos porque o meu projeto é um misto de vários existentes. Logo não serviriam para mim. O que eu tenho de material são muitas fotos com algumas medidas e exemplos. Na verdade, a guitarra foi construída meio que na sorte, observando a que eu tinha em casa e as fotos de construções na net. (Só depois q ela já estava construída é que eu consegui baixar um manual completão sobre construção de guitarras, mas ai nem servia mais. ¬¬) Também consegui muitas dicas com um luthier da Capital, da Luffing Guitarras, as quais direi mais adiante.

Escolhido o projeto, é hora de buscar as madeiras para a construção. Mas essa parte eu comentarei no próximo post. Abraços



2 comentários:

  1. apesar de não sacar tanto assim sobre a teoria envolvida na construção de guitarras, arrisco-me a parabenizar o post, haushaus.
    parece-me bastante esclarecedor e próximo do grande público.

    ResponderExcluir
  2. ótimo post! só faltou umas fotos da tua guita que tu fez né,tu me mostro ela pessoalmente ficou bemm fera! mas no proximo post provavelmente tu coloque algumas fotos dela xD

    ResponderExcluir