quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Enem 2009 - Uma verdadeira piada

É incrível. Cada vez mais a gente percebe o quanto o Brasil é um país sujo. Se não bastasse todos os escândalos que vemos todos os dias com os nossos "representantes" no governo, ainda temos casos como o que aconteceu essa madrugada, do vazamento da prova do Enem. Mas como é possível que uma prova desse porte, tão aguardada por mais de 4 milhões de estudantes, sem contar professores e demais que estão curiosos para saber como será a nova prova, que diziam estar muuito bem guardada possa ser roubada? Como é possível alguém burlar o sistema de vigilância e segurança, abrir um cofre e conseguir a prova? Corrupção minha gente. Essa palavra de merda que sem dúvidas é uma das palavras que mais vemos nos noticiários e jornais. Corrupção é tudo no Brasil. Digo tudo porque ela atinge todos os setores. E nós trouxas nada fazemos à respeito.
Agora imaginem caros leitores. Se uma prova de Enem, que para muitos é tudo para garantir o ingresso no ensino superior (e para outros não servirá pra po#$% nenhuma), que estava sob constante vigilância (é o que diziam nossos representantes! ¬¬) pode ser roubada assim, sem que ninguém perceba, imagine só o que fazem com o dinheiro público. Pra onde será que vai? Mas ai vem algum bocó defensor do governo e diz: "Ah, mas o dinheiro vale mais que a prova, e por isso é mais cuidado". Claro que vale. Mas também está em constante circulação, sendo um alvo muito mais fácil pra ser roubado. E digo roubado não só atribuindo às atitudes de se apossar do que não os pertence, mais também roubado no sentido dos grandes salários que ganham pra não fazer nada o dia todo e ainda ganhar tudo que é tipo de auxílio.
Mas voltemos à prova do Enem. Roubada né. Escândalo nacional. Eu considero um escândalo. Um grande furo no governo. Tão grande quanto qualquer tipo de fraude já vista, como o mensalão e seus afins. Mas ai vem o ministro da educação e diz: "Para os estudantes é bom pois terão mais tempo para estudar". Sim claro grande homem! E os outros compromissos? Os vestibulares de outras universidades? E a grana gasta por aqueles que tem de realizar a prova em outras cidades? Hotel, passagem? Onde fica isso?
Mais uma vez, quem toma no c* é o estudante. Na verdade, é o aluno. Aluno, que significa "o ser sem luz". É. não somos estudantes. Somos alunos. Assim que nos consideram. Seres sem luz. Sem capacidade. E não venham dizer que não. Porque é assim mesmo. Já perceberam o quanto professores acham que aluno é vagabundo? Ficam indignados quando um aluno não consegue fazer o tema para o dia seguinte. Qualé? acha que eu fiquei o dia todo vagabundeando por ai pra não fazer o tema? Só que quando eles atrasam a devolução das provas corrigidas, os alunos têm que ficar como babacas esperando ansiosos o maldito professor devolver a prova corrigida. E eles podem justificar.
É engraçado como as coisas são no Brasil. Tudo sempre se resume à corrupção. Se ferre o resto. Quero o melhor pra mim. Ai quem se ferra é quem tem que trabalhar. Estudar horas e horas. Pra que? pra adiarem a prova depois, por causa de um bando de corruptos no governo que nem vigiar um amontoado de papéis conseguem. Ridículo. Só podia ser Brasil.

Vamos tentar pensar mais nesse caso. Refletir sobre o que aconteceu. Eu sugiro um boicote ao Enem. É, simplesmente não aparecer no dia da prova. Eu sinceramente já não sei se vou fazer. Primeiro porque essa merda não vai valer quase pra nada nas universidades a que aspiro. Segundo porque por eu ser branco e os meus pais terem se matado trabalhando a vida toda para me dar um bom estudo, se privando de certos luxos, eu não tenho direito a bolsa de estudos nem nada (agora, muito folgado que não quer nada com nada tem direito só porque estuda em escola pública). E terceiro pra mostrar pro governo que tem alguém que fica indignado com essa falta de respeito aos estudantes. Mostrar para eles que eles estão lá para fazer o melhor para nós. E não para o bolso deles.

9 comentários:

  1. É, realmente uma verdadeira piada. Tratando-se de governo podemos esperar qualquer coisa, a cada dia que passa a indignaçao aumenta. Crescemos e começamos a enxergar a realidade, mas a vontde é de esconde-la. Primeiro temos um sistema de cotas, no qual só aumenta as desigualdades, tanto de renda como racial.É muito fácil disponibilizar um lugar em uma universidade para quem teve um ensino fundamental e médio ruins, do que tentar melhorar o ensino público desde as séries iniciais, é muito mais prático, pois assim sobra mais dinheiro para poder fazer reajustes salarias dos ministros da justiça, que estavam passando fome com um salário de R$24.000,00 e tiveram que pedir um reajuste que aumentará para R$27.000,00(vergonhoso).
    OBS: depois nos perguntamos, pq as greves e protestos estão acontecendo frequentemente? simples, pois a população ve seu dinheiro sendo usado para aumentar os salarios dos políticos ao invés de investir na educação e saúde, aumentando cada vez mais sua indignação.
    Mas por que investir em educação? o objetivo não é formar cidadãos críticos,pois eles poderão ameaçar o governo, o objetivo é apenas sustentar a populaçao através de bolsas(bolsa familia, bolsa escola, bolsa nao-sei-do-que, etc) na qual são usadas para satisfazer a população inculta, que ao chegar em época de eleições cedem seus votos facilmente levando ao governo pessoas erradas.
    É, não é fácil viver em um país onde os interesses de alguns prejudicam a vida de milhares de pessoas. E nada melhor pra exemplificar isso do que a notícia que preocupou milhares de estudantes nesta última quinta-feira, o vazamento da prova do Enem 2009. Simplesmente uma palhaçada, falta de respeito mesmo, mas ja era de se esperar, pois se tratando de Brasil, estava demorando para que o interesse de alguns corruptos atrapalhassem os objetivos de mais de 4 milhões de pessoas. É e entre esses 4 milhoes estamos nós, sem saber o q fazer, apenas seguindo o sistema do governo, e agora esperando o q decidirao. Mas pq esperar? vamos reforçar a ideia do nosso colega Felipe, quem sabe um boicote ao Enem já seria um bom início para demosntrar nossa indignação, vamos protestar, vamos discutir, isso não está certo, pessoas corruptas estão ganhando muito dinheiro com o nosso silêncio e isso deve acabar.

    ResponderExcluir
  2. Estava bom, até que chegou aqui:


    "Vamos tentar pensar mais nesse caso. Refletir sobre o que aconteceu. Eu sugiro um boicote ao Enem. É, simplesmente não aparecer no dia da prova. Eu sinceramente já não sei se vou fazer. Primeiro porque essa merda não vai valer quase pra nada nas universidades a que aspiro. Segundo porque por eu ser branco e os meus pais terem se matado trabalhando a vida toda para me dar um bom estudo, se privando de certos luxos, eu não tenho direito a bolsa de estudos nem nada (agora, muito folgado que não quer nada com nada tem direito só porque estuda em escola pública). E terceiro pra mostrar pro governo que tem alguém que fica indignado com essa falta de respeito aos estudantes. Mostrar para eles que eles estão lá para fazer o melhor para nós. E não para o bolso deles."




    "...por eu ser branco..."

    Esse é um dos pensamentos mais infelizes que eu já li. E não vou entrar em detalhes...


    "...(agora, muito folgado que não quer nada com nada tem direito só porque estuda em escola pública)..."


    Pois é bem verdade. Tem muito folgado que tem o direito, mas uma coisa é "ter direito", outra coisa é "ter a bolsa". Sou bolsista, e conheço muitos bolsistas, e ironicamente(quem sabe para você) nenhum é folgado. :)




    Apesar de algumas infelicidades, ficou na medida o texto. Compartilho de parte da indignação. Infelizmente é uma situação típica do Brasil, meu Brasil brasileiro!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se o boicote é a melhor alternativa.
    Quantos vocês mobilizariam para o boicote? Um milhão de estudantes? Nem mesmo o mais otimista chutaria tão alto. Digamos que conseguissem o apoio de 50/100 mil estudantes. Ótimo, mas de que vai adiantar isso? As bolsas continuaram lá, e as vagas para as universidades também... Na minha humilde opinião, se é tão indiferente assim fazer essa prova, na situação de vocês eu iria faze-la, mesmo que fosse unicamente com o intuito de na redação descer lenha sobre esse infeliz acontecimento... Rsrsrs
    Quem sabe alguém que merece leria, ou no mínimo cairia nas pérolas do ENEM...

    ResponderExcluir
  4. Não sei se decepciono, mas enfim, não vou me alongar em um grande comentário. Basta ressaltar o Brasil como uma nação de estruturas deficitárias desde seus primórdios. Exemplos não faltam e independem de momento histórico, entretanto, não convém me esntender com análises históricas inúteis. O tal acontecimento com a prova do ENEM só vem a engrossar esse contexto.
    Por mais que não concordem, a resolução do MEC sobre o ocorrido procede. Os erros são anteriores, e, muitas vezes, um acerto tardio não corrige uma incorreção já vinda.
    Quanto ao boicote ao futuro ENEM, não me parece plausível, já que jamais atingiria uma parcela considerável dos postulantes ao ingresso em uma universidade. Além disto, a exemplo de grande parte das ações governamentais, o boicote atacaria apenas as conseqüências do problemas; em uma metáfora, somente a ponta do iceberg.
    Como maluco que sou, sugiro a todos que discutam o problema das mais diversas maneiras possíveis, principalmente, pela oratória. As opiniões podem se contradizer, como o comentário em questão não segue a linha seguido pelos outros até então, mas a discussão é de caráter fundamental.

    ResponderExcluir
  5. O comentário de BOARO fuUUjAaLoKoOo foi postado no momento em que escrevia o meu amontoado de palavras, sendo o motivo por algumas contradições abordadas anteriormente, unicamente de caráter temporal por razões óbvias.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se cabe ao espaço, mas ainda sugiro a criação de uma república unicamente sulina, desde que seguisse alguns preceitos não seguidos nem mesmo pelo glorioso Rio Grande.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Boaro sobre a questão de ter direito e ter bolsa. Quem tem bolsa de estudos tem porque merece. Porque sabe o que é necessário para se entrar no ensino superior. Só que da mesma forma que bolsistas se esforçam para conseguir a vaga e prosseguir nos estudos, alunos de escolas particulares também se esforçam para poder entrar em uma faculdade (e com toda essa questão de cotas o esforço tem que ser muito maior). Além disso, pelo menos aqui na cidade, alguns professores de escola pública são muito melhores ou são os mesmos que os da minha escola. É aqui que entra a idéia dos folgados. Porque tem muita gente que pensa que só por estar em escola pública não precisa estudar, assim como tem alunos de escolas particulares que nem pensam em estudar. Porém, se os alunos fossem instruídos desde a pré-escola a dar valor aos professores, não haveria mais necessidade de toda essa confusão de cotas e etc. Sou totalmente a favor de cotas socio-economicas, porque existem muitas pessoas com vontade de estudar, mas não tem condições para prosseguir. Assim como há estudantes com condições de manter um bom estudo, mas não mantém simplesmente por não terem vontade de estudar.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro, a ideia de um boicote é furada. Seria algo como o voto nulo: uma não-presença, uma fuga. Não acho que serviria de protesto; somente você se retiraria das estatísticas.

    De fato o Brasil, como disse o Tiago, tem instituições decadentes. Não é só isso: moral e ética não são valores tão elogiados. Legal e pegador é o cara que cola nas provas e passa dos 120 nas estradas.

    Se você quer mudar um pouco isso, você pode começar por tentar respeitar as pessoas e não tentar passar por cima delas (ou do que é público, de todos), e também elogiar e motivar atitudes semelhantes nas outras pessoas.

    ResponderExcluir