segunda-feira, 22 de junho de 2009

Nota de esclarecimento e repúdio

O post “Dedução machista sobre as mulheres”, vinculado a críticas vorazes de nossa ilustríssima colega de blog, é desmerecedor de tais comentários, já que trata de maneira sarcástica a conclusão da parte machista sobre as mulheres e desvirtua esta conclusão, rebatendo-a ferozmente. Coloca-se, assim, de maneira imparcial a cerca do tema. Caso contrário, qualquer comentário humorístico que atinge determinada minoria seria alvo de críticas desta. E exemplos não faltam. Mesmo o “ficoujoia.blogspot.com” já postou tais exemplos, apresentando, ironicamente, situações em torno de cegos, deficientes físicos, sem-terras, entre outros. E por acaso alguém postou algum comentário rebatendo tais situações? Não, pelo simples fato de se tratar de humor. E humor deve ser tratado como humor, salvo raras exceções.

Entretanto, o comentário foi feito. Esperava-se um “troco” à altura, postando algo como “Dedução feminista sobre os homens”. E de maneira irônica, é claro. Sabe-se que não foi isto que ocorreu.

O tema em questão passou a ser tratado seriamente, o que não configura um erro, mas sim um lapso, afinal, o post “Dedução machista sobre as mulheres” não passou de uma “piada” prontamente desvirtuada.

O erro em questão se relaciona às inverdades e generalizações. Dizer que “A dúvida de uma mulher vale muito mais que a certeza de um homem” é repudiar qualquer princípio de igualdade entre homens e mulheres. Apresentar que “Atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher... mandando nele!” é dar vazão a ideais feministas e, portanto, preconceituosos. Posições machistas ou feministas se equiparam em falsidade e ignorância. Ambas devem ser repudiadas. Assim, quando retratas devem ser desvirtuadas, como o fez o post “Dedução machista sobre as mulheres”, e não impulsionadas, como o fez a crítica vinculada ao anterior.

A maneira séria e persuasiva, que a linguagem da crítica em questão transpareceu, propõe que quem a fez detém os ideais ali contidos e, além disto, presta-se a irradiar tais ideais. Não cometamos os erros de alguns órgãos de imprensa. Moldar a consciência de leitores a partir de inverdades e generalizações é como enganar uma criança.

Sabe-se da existência de diferenças anatômicas e fisiológicas entre homens e mulheres, entretanto, a partir da qualidade humana de rompimento de barreiras através de seu pensar, tais diferenças simplesmente desaparecem. E isto permite haver uma semelhança tão grande entre os sexos. Senão, homens seriam essencialmente racionais, mulheres, emocionais; existiriam apenas heterossexuais... Enfim, a natureza humana constrói e, algumas vezes, vai contra a própria natureza, mudando o seu panorama de vivência. Essa é a beleza humana. E, a partir de tantas generalizações apresentadas em tal crítica, sugere-se que existe uma realidade nova, desconhecida até então. Sejamos realistas, cada ser humano é único e moldador de sua própria realidade.

Repudia-se, então, o valor ideológico da crítica em questão. Desaprova-se, também, a fuga dos objetivos do “ficoujoia.blogspot.com”: auxiliar nos trabalhos e descontrair nos momentos vagos nossos caros leitores. Espera-se que o espaço do blog seja destinado apenas a tais finalidades, e não a ideologias preconceituosas e irreais e sentimentos rançosos.

A partir de agora, qualquer comentário dessa motivação não será publicado no blog, já que se faz desnecessário. Peço perdão aos leitores por presenciar fato tão triste e por infringir as motivações do surgimento do blog.

Ah, na minha singela opinião, qualquer dúvida minha vale muito mais do que a ideologia da crítica “A dúvida de uma mulher vale muito mais que a certeza de um homem”, a qual se faz mostrar uma certeza.

Um comentário:

  1. [quote]- felipe disse...
    euu concordo totalmente com isso. e também acho que alguém perdeu alguns dedos, talvez até o braço ou todos os membros depois dessa postagem! parabéns às mulhers que tem atitude!

    20 de Junho de 2009 15:20 [/quote]


    Nunca cante vitória antes de soar o apito final. =)


    Li o post “Dedução machista sobre as mulheres” e observei a imagem que gerou tanta polêmica. Já havia recebido, via email, a mesma imagem, que contém o brilhante, e bem humorado, calculo.

    Não vejo ele como um ponto de vista definitivo por parte dos homens. Muito longe disso, não passa de fruto de uma imaginação muito fértil, e de gosto refinado para humor.

    Fato é que não se faz homem sem mulher, e vice-versa.

    Sejam mais flexíveis com a vida. "Larguem mão"(como diria minha querida amiga Sabrina, paranaense de carteirinha) do machismo e do feminismo, se for por ismo, que seja por romantismo, comunismo, e brilhantismo.



    Até mais.

    ResponderExcluir